Amamentação em público: quem decide a hora e o lugar de mamar é o meu filho!

Sinceramente ainda não entendo porque as pessoas se incomodam tanto em ver uma mãe alimentar o próprio filho em um local público. Ainda sim dizem “que isso gente, existe coisa pior!”, discordo completamente dessa frase, coisa pior? Não, a amamentação em público não tem nada de errado, muito pelo contrário, esse é o melhor alimento que uma mãe pode oferecer ao seu bebê, além de ser algo natural e mágico.

Amamentação em público:o bebê faz a escolha! 

Não existe local apropriado para amamentar, quem decide o momento de amamentar é o bebê, e se ele quiser mamar em um shopping, em uma praça, em clube, em um ônibus, em qualquer área repleta de pessoas, ele tem esse direito! A amamentação nasceu com a humanidade, desde que nos entendemos por gente, somos alimentados por nossas mães, somos mamíferos, precisamos do leite materno para sobreviver, e isso nunca poderá ser diferente.

Coloca um paninho e tá tudo certo!

Ah, então coloca um paninho no seio! Tá,tudo bem, se essa for uma vontade da mãe beleza! E se não for? Ela estará cometendo crime por isso? Por dar de mamar para o filho sem um paninho cobrindo o seio? Pensar assim é lamentável! As pessoas, e principalmente as mães, tem o direito de escolha, e não é porque alguns se incomodam em observar uma simples amamentação em público que essa mãe vai deixar de amamentar e suprir as necessidades nutricionais do seu filho. Isso não é justo, nem com a mãe e nem com o bebê!

Direitos de uma mãe

O bebê está com fome, mas nós estamos dentro do ônibus! Meus Deus! Ele tá chorando muito e eu preciso chegar logo em casa porque é proibido amamentar em um local público, mas isso só vai acontecer daqui a 2 horas! Isso é correto? Jamais! Se essa mãe precisa ou quer alimentar o seu bebê em qualquer lugar público, ela vai, ela pode, esse é um direito dela!

Vocês se lembram quando um post viralizou de uma mulher atacando uma mãe que estava amamentando a filha andando de bicicleta? Afirmando: “POBRE FAZENDO POBRICE! Vai em um bairro nobre ou em um restaurante fino pra você ver se encontra mulher com o peito pra fora? JAMAIS! Elas levam mamadeira! Como eu fazia! Ou no mínimo colocam uma fraldinha pra tapar o peito! Isso se chama BOM SENSO!” Pois então, essa mulher sim para mim, é desinformada, ignorante quanto ao conhecimento tanto em relação às leis quanto as propriedades que o leite materno pode oferecer a uma criança, e além de tudo pobre, mas muito pobre de respeito, amor ao próximo e dignidade!

Multa para mães que amamentam em público

Não tente oprimir uma mãe por ela estar amamentando o seu filho em um lugar que você não acha apropriado para praticar a amamentação. Sabe por que? Porque se não quem estará cometendo crime é você! Há uns tempos atrás saiu uma informação de que seria aplicada uma multa em mães que estavam amamentando em local público, MAS, saiba que essa informação é TOTALMENTE FALSA, portanto, não tente!

No dia 14/10/2015, por exemplo, entrou em vigor em São Paulo, a lei que prevê uma multa de R$ 500 a quem impedir a amamentação em público. Em caso de reincidência, o valor dobra. As denúncias precisam ser realizadas, de forma escrita ou oral, à subprefeitura da região, e não podem ser anônimas. Quando essas denúncias forem certificadas, o infrator deverá pagar ou apresentar defesa dentro de 15 dias, podendo efetivar um único recurso, até 15 dias.

Não tente impedir a amamentação! 

Se os seios de uma mulher não podem ser expostos durante o ato de amamentar o seu próprio filho, o que sobra para as outras atividades que estão exclusivamente vinculadas a exposição do corpo da mulher? Pense e repense antes de tentar impedir uma mãe de praticar o aleitamento materno em um lugar em que você considera restrito para este tipo de ação. E lembre-se: “Quem decide a hora e o lugar de amamentar é o bebê”, e não você.

Amamentação em público

1 Comment on Amamentação em público: quem decide a hora e o lugar de mamar é o meu filho!

  1. Eliedja Maria Gomes
    setembro 25, 2016 at 1:54 pm (10 meses ago)

    Eu concordo plenamente em amamentação en público ,há mas é um absurdo , bsurdo vemos todos os dias na nossa volta o tempo todo, bersurdo é tirar o direito da mãe alimentar seu próprio filho isso sim é que um absurdo.

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *