Aprenda como ter sucesso para amamentar gêmeos

Nos primeiros dias, até que o leite desça e a mãe se acostume com o processo de amamentação, é recomendável amamentar um bebê de cada vez, um peito para cada um. Na próxima mamada, o ideal é que a mãe alterne o peito que deu na mamada anterior para cada filho. Assim, os dois têm a chance de mamar nos dois peitos, isso é amamentar gêmeos!

Para organizar um pouco os horários, sugere-se que a mamada comece com o bebê que acordou primeiro. Assim que terminar, é importante que o outro inicie a mamada. Se ele estiver dormindo, é melhor acordá-lo, senão a mãe não conseguirá descansar e isso poderá ser prejudicial para a produção de leite.

Quando a mãe já estiver mais segura, pode tentar a amamentação simultânea. Isso significa amamentar os dois bebês ao mesmo tempo, um em cada seio.

Há pelo menos três opções para colocar os bebês quando se pratica a amamentação simultânea:

Posição tradicional 

É a posição número 1, descrita anteriormente. É a mais comum. O importante é aconchegar bem os dois bebês na frente do corpo da mãe, de forma que um não atrapalhe o outro.

Amamentar gêmeos

Posição invertida

Equivalente à posição número 5. Um bebê passa por debaixo de cada braço da mãe. No caso dessa posição, é importante ter um sofá para ajudar.

Amamentar gêmeos

Posição paralela

Um bebê fica na posição tradicional (posição 1) e o outro fica em paralelo, mamando no outro peito.

Amamentar gêmeos

O que é amamentar gêmeos? 

A glândula hipófise é estimulada a produzir um hormônio chamado prolactina, que é responsável pela produção do leite. Depois que o bebê nasce e começa a sugar o seio, a quantidade deste hormônio aumenta. Quanto mais o bebê suga, mais leite será produzido!  Lembrando que a sucção do bebê é mais eficiente que a da bomba de tirar leite. O início da amamentação, seja de um, dois ou mais bebês é cansativo. Amamentar gêmeos não é fácil, mas o prazer será em dobro!!!

Fonte: Dra. Ana Escobar. Boas vindas, Bebê 1. 

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *