Apoio da mama: segure o peito para eu mamar mãe, não dou conta sozinho!

Muitas mamães acham que a amamentação é algo instintivo, de certa forma isso é verdade, o bebê nasce com o reflexo de busca e sucção. Porém, podem existir alguns obstáculos durante o processo de aleitamento materno que dificultam a amamentação, e isso é comum. Por isso, hoje uma das dicas para prosseguir de maneira tranquila com o aleitamento é o apoio da mama para o recém-nascido no momento da sucção. Como assim?

Esforço na sucção

O recém-nascido no momento da sucção cansa muito facilmente, pois para que consigam mamar precisam fazer esforço, e esse esforço promove o cansaço. Muitas vezes eles mamam um pouquinho e param, mamam mais um pouquinho e param novamente. Isso acontece justamente pelo fato de se cansarem facilmente, porque mamar exige energia e as consome no momento da sucção. Assim, é imprescindível que a mamãe no instante do aleitamento apoie a mama com a mão para que o bebê consiga realizar a sucção de maneira menos cansativa e mais tranquila.

Apoio da mama em forma de “C”

O apoio da mama deve ser feito em forma de “C” e não de tesoura. Quando se faz o apoio em forma de “C”, o bebê consegue realizar uma mamada mais eficaz e o peso da mama é distribuído, ou seja, ele efetiva a sucção e não carrega todo o peso da mama sozinho. Mamar e carregar o peso da mama individualmente é algo bem complexo para o recém-nascido, ele está aprendendo e precisa de ajuda!

Outra opção diferente é apoiar a mama usando objetos, como uma fraldinha enrolada abaixo da mama. Contudo, o que verdadeiramente importa é apoiá-la, pois como já argumentamos, essa tarefa de sugar e carregar o peso da mama se torna menos complexa para o bebê.

Apoio em forma de tesoura não!

Além disso, é extremamente importante ressaltar que a maneira correta de fazer o apoio com a mão é sempre em forma de “C”, o polegar deve estar sempre posicionado em cima e não o indicador. Quando o apoio é feito com a mão em forma de “tesoura”, propicia o afastamento do seio da boca do bebê, levando à pega só do mamilo e consequentemente resultando na pega errada, que provavelmente irá originar fissuras e rachaduras mamilares. 

Apoio da mama

♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡ ℓεiค τคмвεм ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *