Como estimular bebês sonolentos a mamarem no peito?

Diferentes fatores podem estar dificultando ou impossibilitando a sucção do bebê. Ele é levado ao seio, mas não demonstra qualquer interesse para sugar. Existem também, aqueles que iniciam o processo de sucção e após cinco minutos param de sugar e logo adormecem. Então, como estimular bebês sonolentos a mamarem no peito?

Por que alguns bebês aparentam ser mais sonolentos que outros?

Poderemos estar diante de uma criança que esteja simplesmente com sono. Alguns bebês são mais “dorminhocos” que outros, possuem ritmo diferente no apetite e com isso podem piorar o seu estado de letargia, pois se não mamam ficam mais fracos, perdem peso e com isso têm menos “força” para mamar. Bebês que fazem mamadas rápidas não conseguem retirar o leite e, consequentemente, não adquirem peso adequado.

Podem também estar sonolentos devido a algum medicamento ingerido pela mãe, que passado pelo leite pode gerar esse efeito. É frequente a utilização de medicamentos analgésicos ou mesmo sedativos no parto e pós-parto, levando à sedação do bebê, por via hematológica ou pelo leite materno.

Outra situação está relacionada com os bebês que nascem prematuros e com baixo peso, que podem não conseguir sugar por imaturidade ou fraqueza muscular.

Orientações para estimular os bebês sonolentos a mamarem

Quando os bebês não sugam ou iniciam o processo de sucção e logo adormecem (bebês sonolentos ou preguiçosos), precisamos estimula-los a acordar e voltar a mamar, e para isso devemos seguir algumas orientações simples, mas que podem ajudar significativamente, são elas:

  • Retire a roupinha do bebê, deixando-o só de fralda (se necessário utilizar manta fina para cobri-lo);
  • Massageie os pezinhos firmemente;
  • Faça cócegas na barriguinha, afim de acordá-lo;
  • Converse com o bebê;
  • Mexa os bracinhos do bebê, ele produzirá o reflexo de moro que é o mesmo que reflexo de estremecimento, reflexo do abraço. É um reflexo normal de todo recém-nascido, caracterizado por afastamento e expansão brusca de membros superiores, comumente conexo a movimento parecido de membros inferiores e choro intenso.
  • Massageie a cabeça em movimentos circulares durante o processo de amamentação;
  • Apoie a mama com a mão em forma de “C”, de maneira que o peso do peito não fique sobre o queixo do bebê;
  • Friccione levemente o dorso do bebê;
  • Utilize posições diferentes para amamentar: Cavaleiro – sentado na coxa da mãe, de frente para o seio materno. Jogador de futebol americano –  utilize o braço do lado do seio que o bebê não está mamando para apoiá-lo.
  • Realize a técnica de respiração (inspirar e expirar profundamente): apenas o movimento de inspirar e expirar pode fazer com que o bebê comece a sugar novamente;
  • Permita que o bebê faça pausas durante a sucção. Alguns bebês necessitam de pausas para conseguir deglutir o leite extraído da mama ( “suga – pausa – engole”). Entretanto, essa pausa não pode durar mais de 15 segundos. Caso isso esteja acontecendo, é necessário verificar se ele realmente está fazendo uma pega adequada e conseguindo efetivamente retirar o leite da mama;
  • Troque de seio quando perceber que o seu bebê está perdendo o interesse em mamar. Você pode fazer isso a cada 30 a 60 segundos
  • Realize a compressão torácica na mama. A compressão em si, promove a saída de leite dentro da boca do bebê. No instante em que o bebê estiver mamando, massageie o seio da parte mais distal da aréola até a aréola em si. Segure o peito com a mão em forma de “C” e suavemente o aperte próximo da parede torácica e em seguida aperte a mama se aproximando da aréola, afim de estimular a ejeção do leite para a criança.

Bebês sonolentos

Toda mãe precisa realizar a técnica de compressão torácica da mama?

Nem toda mãe precisa realizar a técnica de compressão torácica da mama, ela só é necessária quando a amamentação não vai bem, ou seja, quando o seu filho não está ganhando peso adequadamente, fazendo mamadas longas e frequentes, e por fim, adormecendo mais do que mamando.

Como saber se o bebê extraiu todo o leite da mama?

Para avaliarmos se um bebê extraiu todo o leite de uma mama (mamou tanto o leite rico em água e vitaminas quanto o leite rico em gordura), é necessário observamos a deglutição da criança. Quando o pequeno está apenas sugando o peito e não engole, isso quer dizer que ele conseguiu mamar todo o leite daquele seio e por isso, para dar continuidade a amamentação, é imprescindível oferecer o outro peito. Bebês sonolentos precisam de estímulo!

Vídeo ilustrando as compressões da mama 

Canal do Vídeo: International Breastfeeding Centre

Referência Bibliográfica: 
  • REGO, José Dias. Aleitamento Materno. 3ª edição. São Paulo. Editora Atheneu, 2015.

♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡ ℓεiค τคмвεм ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *