Circunferência abdominal fetal: valores de referência da nutrição do bebê

Circunferência abdominal fetal, indica o parâmetro real da nutrição do bebê ainda em formação, no útero, e é analisado pelo médico obstetra ao decorrer do ultrassom morfológico.

Parâmetros avaliados durante a ultrassonografia

O ultrassom é o exame mais realizado durante a gestação, e nele é possível averiguar vários parâmetros de desenvolvimento da criança ainda na barriga da mãe, e a circunferência abdominal é uma das medidas observadas na efetivação da “Biometria Fetal”. Ainda neste exame, também são avaliados: Diâmetro Biparietal Diâmetro Occipto-frontal, medida do fêmur e do úmero e distância biocular.

Cada bebê é diferente do outro, assim como cada gravidez, as medidas não são iguais para todos os bebês, podendo existir índices menores ou maiores do que a média sem que isso seja interpretado como uma anomalia no feto. Caso haja desvios significativos, novos exames são pedidos.

Circunferência abdominal fetal: como é feita a sua avaliação?

A circunferência abdominal fetal como já mencionado anteriormente, é efetivada nos exames de ultrassonografia, caracterizando um dos três parâmetros para o cálculo do peso do feto. As demais medidas são representadas pela circunferência craniana e o fêmur.

Para avaliar qual o tamanho da circunferência abdominal de acordo com cada idade gestacional, foram feitos muitos estudos que definiram tabelas interligando a medida apresentada com o tempo de vida do feto no útero.

Desta maneira, estas duas variáveis são vinculadas e para compreender qual a circunferência abdominal normal, precisamos ter sempre a idade gestacional em semanas e dias.

Peso fetal

O Peso Fetal é estimado através do ultrassom de acordo com as medidas fetais, recapitulando: comprimento dos ossos fêmur e úmero, circunferência cefálica, circunferência abdominal e distância entre os dos ossos parietais no crânio. Tais medidas serão integradas em uma tabela de estimativa de peso fetal, para se obter o valor final.

Valores de referência da circunferência abdominal fetal

 

circunferência abdominal

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *