Congelar o leite materno promove a perda de nutrientes?

Congelar o leite materno

Pode sim, congelar o leite materno, e mesmo assim, não promove a perda de nutrientes, se armazenado e descongelado de maneira correta. Por um período ideal de até 15 dias. Isso é muito útil para algumas situações. Você pode se programar, por exemplo, se souber que tem um compromisso fora de casa e que vai demorar para voltar. Congelar o leite é uma excelente opção: permite que você fique tranquila, sem estresse, sabendo que quem estiver cuidando do seu filho dará o seu leite para ele.

Existem recipientes apropriados para armazenar o leite materno (potes de vidro ou de plástico). Eu também indico os sacos de armazenamento de leite da marca Lansinoh. Eles são devidamente esterilizados. Ideal para armazenar e conservar o leite materno. Nele, existe aba para anotações separada da área de armazenamento, o que elimina possíveis perfurações e contaminações. Você deve colocar o saco de maneira plana para um eficaz armazenamento e descongelamento.

Lembre-se de não encher o recipiente até a boca, pois o congelamento pode fazer com que o leite aumente de volume dentro do frasco. Deixe sempre aproximadamente 3 centímetros vazios. Feche bem. Depois, identifique o saco de armazenamento com a data do congelamento.

Como descongelar? Como esquentar o leite materno para que ele não perca suas propriedades? 

Para conservar as propriedades do leite materno, o ideal é que o processo de descongelamento seja lento e gradual. Por isso, o microondas não é a melhor opção. Coloque o recipiente com o leite em uma panela com água morna (banho maria) e aguarde. Ofereça para o bebê em temperatura ambiente. Como esse processo pode demorar um pouco, quem estiver cuidando do bebê deve planejar o horário de iniciar o descongelamento par que o leite esteja pronto na hora que ele quiser mamar.

É melhor dar leite materno congelado ou fórmula em pó?.

O leite materno congelado é muito mais saudável e oferece maior proteção contra doenças do que as fórmulas lácteas em pó.

IMPORTANTE: Não volte a congelar o leite que já foi descongelado. Jogue fora o que sobrou.

Sugestão de vídeo:

Referência Bibliográfica:
  • VÍDEO: Canal do Youtube – Mães de Peito – Leite materno: como aquecer e servir.

♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡ ℓεiค τคмвεм ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

4 Comments on Congelar o leite materno promove a perda de nutrientes?

  1. Fernanda
    Maio 5, 2016 at 11:59 pm (2 anos ago)

    Parabens pelo blog!
    Duvida: eu posso deixar leote de ordenhas diferentes congelado no mesmo recipiente?
    Outra duvida, depois de amamentar, meu filho sofre para soltar o arroto ( que geralmente vem forte) e fica esfregando o rostinho em mim como se estivesse sofrendo. O que fazer para melhorar?
    Obrigada!!

  2. lorena
    Maio 6, 2016 at 12:49 am (2 anos ago)

    Oi Fernanda!

    Primeiramente, muito obrigada por deixar o seu comentário!

    Vamos lá:

    Não é recomendado ordenhar leites diferentes e armazenar no mesmo recipiente. O interessante é ordenhar e depositar aquele leite em um recipiente, e na próxima ordenha depositar o leite em outro recipiente, sempre devidamente esterilizados.

    Sobre o arroto, pode ser que o seu pequeno esteja engolindo ar durante o aleitamento. Uma das melhores posições para que o bebê não engula ar durante a amamentação é aquela em que o bebê fica com a cabecinha apoiada na volta de dentro do cotovelo da mamãe, barriga encostada com a barriga da mamãe e de boca bem aberta abocanhado a maior parte da aréola do seio da mamãe.

    Colocar o bebê para o arrotar deve ser um cuidado por pelo menos até o sexto mês de vida do bebê onde o sistema digestivo do bebê já está bem mais maduro. Coloque o bebê na posição vertical com a cabecinha no seu ombro e se precisar dê uns tapinhas bem levinhos nas costas para estimular o arroto.

    Grande beijo, e continue acompanhando o blog! :*

  3. Jessyca
    Janeiro 20, 2017 at 3:16 pm (10 meses ago)

    Olá! Tudo bem?
    Faz pouco tempo que conheço o blog e já estou lendo todos os posts! Adorei! Parabéns!

    Eu estou grávida de 8 meses e sempre pesquiso muito sobre os cuidados com o bebê e amamentar é um sonho meu e que pretendo fazer por muito tempo (mais que os 06 meses), mas tenho o bico do seio plano e fico com receio sobre a chupeta e a mamadeira.

    Muitas mães já me disseram que vou ter que acabar dando a chupeta pois o bebê não vai ficar tranquilo sem ela e eu não terei paz, etc… isso é verdade? Há um meio de substituir a chupeta com alguma coisa que não crie um mau hábito no bebê? Eu sou leiga, mas acredito que se o bebê nunca testar a chupeta, nunca sentirá falta, e aprenderá a ficar sem ela, enfim…

    E sobre a mamadeira, bom… Minha dúvida: Quero amamentar o máximo possível no peito e sonho com isso. Mas e se eu precisar sair e tiver que deixar o bebê com alguém? Como posso fazer para não causar o desmame precoce na minha filha?
    Posso tirar meu leite e a pessoa dar na mamadeira mesmo?
    Será que tomar na mamadeira 1 ou 2 vezes por semana causaria um mau hábito e em consequência o desmame precoce?

    Desculpe o textão! Mas aqui fala uma mãe louca para amamentar! =]

    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!
    Beijos!

  4. lorena
    Janeiro 30, 2017 at 1:00 pm (10 meses ago)

    Bom dia Jessyca!!!! Que bom que achou o blog, fico muito feliz por estar por aqui! 😀

    Primeiramente vamos falar sobre a chupeta. A chupeta atrapalha a amamentação, porque tanto ela quanto a mamadeira pode promover a confusão de bicos, ou seja, o bebê vai confundir o que é “peito da mãe” e o que é “bico artificial” e pode começar a rejeitar o seio. Por isso, não é indicado o uso da chupeta e nem da mamadeira. Existem sim outras formas de acalentar um bebê, que é o aconchego entre mãe e filho, e não existe nada mais aconchegante do que o colinho da mamãe. O bebê não chora apenas por fome, o choro é um sinal tardio de fome, ele chora também por vários outros motivos: cocô, xixi, acalento. Assim, não é necessário impor a chupeta para o bebê com o objetivo de que ele se acalme e vá dormir, os bicos artificiais poderão causar problemas maiores e até promover o desmame precoce.

    O tipo de mamilo não é um empecilho para acontecer a amamentação. O tipo de bico que pode impor uma maior dificuldade, é o mamilo invertido. Entretanto, o bico do seu seio é plano, e não atrapalhará de forma alguma o sucesso do aleitamento materno. O importante é realizar a pega correta, onde o bebê abocanha não apenas o mamilo, mas também a aréola. Essa pega fará com que ele consiga extrair a quantidade de leite suficiente para suprir suas necessidades nutricionais.

    E como já comentei anteriormente, a mamadeira também promove a confusão de bicos. Por esse motivo, ela não é indicada para complementar a mamada. A mamada pode ser complementada através da técnica do copinho, e é através desta técnica que outras pessoas também poderão alimentar o seu bebê quando você não estiver por perto. É importante por exemplo, que antes de retornar ao trabalho, você comece a ordenhar o seu leite. O leite materno tem validade de até 15 dias no congelador. Então, inicie a ordenha 15 dias antes de voltar a rotina habitual de trabalho e date os frascos para ter noção de qual leite usará primeiro.

    Vou deixar aqui três links de textos para você ler e ficar por dentro do que é necessário, tá bom?

    http://blogdalo.com.br/chupeta-ou-a-mamadeira/
    http://blogdalo.com.br/como-realizar-a-ordenha/
    http://blogdalo.com.br/leite-materno-no-copinho/
    http://blogdalo.com.br/pega-correta/

    Qualquer dúvida, estarei sempre por aqui! 🙂

    Grande beijo,

    Lorena

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *