Duração da mamada: não é o tempo que estabelece e sim o comportamento do bebê

Qual a duração da mamada?

Estabelecer a duração da mamada é algo que observamos muito ainda nos dias atuais, empregando um intervalo de tempo para oferecer o peito a criança novamente, ou seja, “só daqui 3 horas darei o peito novamente”. Infelizmente este horário não é pré-estabelecido somente pelas mamães, mas também na maioria das vezes por orientação de médicos pediatras. O que não é apropriado de forma alguma!

Muitos estudos já certificaram que cronometrar no relógio o tempo que o bebê mamou para daqui há um certo tempo oferecer o peito novamente é um grande erro, que serve apenas para embaraçar a mamãe e prejudicar o processo de andamento da amamentação.

Pega correta e extração de leite

Nós já temos a percepção de duas características básicas que são extremamente indispensáveis para obter sucesso durante o aleitamento materno, são elas: a pega correta, o que possibilita a sucção impecável do bebê e também a extração exata de leite, e permitir a criança chegar até o final da mamada para alcançar a fase em que o leite é mais rico em gordura e auxilia o pequeno no ganho de peso.

Por esse motivo é dito que uma situação está interligada à outra. Se a pega do bebê não está correta, o pequeno se sente exausto rapidamente e não consegue chegar ao final da mamada. Por isso, quando for dar de mamar, retire do quarto o relógio para não permanecer ansiosa e escrava do tempo. Ao invés de cronometrar o tempo, comece a observar o comportamento do seu bebê durante a mamada, pois é somente nele que você achará as respostas, até mesmo quando é o período exato de dar o outro seio.

A duração da mamada se observa através do bebê

Se a mamada foi eficiente ou não você observará através do comportamento que o seu bebê expressa. Quanto mais correta a pega, mais rápida é a mamada, porque o bebê não dorme, ele mama continuamente.

O primeiro leitinho mais aguado que é aquele que está no começo da mama, ele começa a mamar com as mãozinhas mais fechadas e sobrancelhas mais enrugadas. Já quando chega no leitinho do meio da mama, ele começa a relaxar, abre o olhinho, as mãozinhas, se sente bem mais tranquilo. Quando chega na última fase do leite, aquela que se apresenta mais rica em gordura, o bebê fica “bêbado”, a mamada é lenta, em geral a mãozinha fica mais relaxada e o bracinho mais mole.

Mais observação, menos cronômetro! 

Essas observações valem muito mais do que quanto tempo ele mamou, pois, pode ser que ele tenha ficado no peito por 1 hora e meia e quando você o retirar do seio, ele chore e cria o uma certa resistência para não sair de lá, isso quer dizer que a pega não estava correta e que ele não atingiu o leitinho rico em gordura que irá ajudar em seu ganho de peso e desenvolvimento. Quanto mais errada a pega, maior a mamada.

Duração da mamada

♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡ ℓεiค τคмвεм ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *