Como cuidar das fissuras e rachaduras nos seios durante a amamentação

Fissuras e rachaduras nos seios

Quem já teve isso sabe como dói. Principalmente quando a boquinha do filho vem faminta abocanhar  o seio para mamar. E, geralmente, ele está chorando, o que já deixa a mãe um pouco tensa. E essa tensão piora ante a perspectiva da dor. Não é fácil. E a dor e a tensão podem ser tão intensas que prejudicam o reflexo da ejeção do leite, dificultando a amamentação e deixando o bebê com fome; como consequência, ele chora mais, encurtando os intervalos das mamadas. E isso piora ainda mais a lesão no mamilo. Por isso, esse é um ciclo que devemos procurar evitar. A melhor prevenção de fissuras e rachaduras nos seios é a pega correta. O bebê deve sugar a aréola inteira, e não apenas o mamilo. Se, no entanto, o seu seio já está com fissura, seguem algumas dicas:

Corrija a pega do bebê

Se você não estiver conseguindo fazer isso sozinha, procure um profissional especializado que poderá te auxiliar. A pega correta, é ensinada detalhadamente neste post

Oferecer o peito sem dor primeiro

Comece a dar de mamar pelo peito que está sem dor, ou menos dolorido. Isso porquê o bebê vem com muita fome, e as primeiras sugadas são, em geral, bastante intensas e vigorosas, o que pode piorar muito a lesão e trazer, claro, mais dor. Faça isso, mesmo que tenha que iniciar várias mamadas no mesmo peito. Nesse momento, não há problema algum. Se for necessário, retire o excesso de leite que restou para que a mama muito cheia não se torne um outro problema. Você pode realizar a ordenha manualmente, em geral, é a que dói menos.

Alterne a posição de amamentar

Essa manobra simples pode ajudar, pois, com as posições alternadas, o bebê suga posicionando regiões diferentes do bico machucado.

Utilize pomadas

Pomadas no seio machucado podem ser utilizadas. Converse com o seu médico. As mais comumente recomendadas são à base de lanolina. Elas aliviam a dor e facilitam a cicatrização.

Dor intensa

Se a dor for muito intensa, seu médico pode também prescrever algum analgésico por via oral, principalmente se a ejeção do leite estiver sendo prejudicada.

Sinal de infecção

Se houver sinal de infecção, como prurido, bolinhas vermelhas ou saída de pus, converse imediatamente com o seu médico para receber a prescrição correta.

IMPORTANTE: Todo e qualquer medicamento só deve ser utilizado com a prescrição médica , principalmente no período da amamentação.

Fissuras e rachaduras nos seios

♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡ ℓεiค τคмвεм ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *