Meu leite é insuficiente: como saber se as necessidades nutricionais do bebê estão sendo supridas?

Você acha que o seu leite é insuficiente?

Uma das maiores preocupações das mães que amamentam é acharem que o seu leite é insuficiente para suprir as necessidades nutricionais do seu bebê, e por esse motivo querem complementar com fórmula, mas fique calma, já que a maioria das mães que amamentam produzem a quantidade de leite suficiente para nutrir seus bebês (o que se traduz no crescimento e ganho do peso do bebê, algo que será avaliado através das consultas pediátricas habituais).

A seguir, observe algumas dicas para confiar se o seu bebê está alimentando adequadamente: 

  • Crianças de menos de 1 mês que mamam a quantidade correta, fazem cocô de coloração mostarda com muita frequência. Alguns bebês evacuam depois de cada mamada (apesar de não ser uma regra). Outra característica é molhar aproximadamente de seis a oito fraldas diariamente.
  • Nos primeiros três meses, os bebês na maioria das vezes ganham uma média de 30 gramas por dia; entre três e seis meses, o ganho de peso passa a ser, em média, de 15 gramas por dia.
  • Você oferece o peito com frequência, equivalente a sete vezes durante o dia todo. Ao decorrer do primeiro mês, as mamadas são ainda mais constantes, comumente de oito a doze vezes ao dia.
  • Caso o seu filho queira mamar a toda hora, não entenda que é apenas por ele estar sentindo fome, já que vários bebês querem o peito por consolo, vínculo afetivo, sensibilidade e para matar o desejo instintivo de sugar.

Quais são os sinais de que o bebê precisa de complemento para crescer?

Nas consultas agendadas com o pediatra do seu bebê, os recém-nascidos, são pesados e medidos para que este profissional possa avaliar o crescimento e desenvolvimento do pequeno. Desta maneira, ambos poderão reconhecer se o seu filho está ou não integrado aos padrões esperados para a sua idade de peso e altura, e que apenas o seu leite é insuficiente para o desenvolvimento do pequeno . Essa avaliação é realizada com base em uma tabela padrão utilizada tanto em redes de assistência hospitalar privadas quanto públicas.

Entre os indícios de que pode existir um desenvolvimento da criança menor que o esperado estão:

  • Perda de peso maior que o de costume no recém-nascido. É avaliado como normal que os bebês recém-nascidos percam aproximadamente de 5% a 10% do peso nos primeiros cinco dias de vida. A partir de então, eles principiam a ganhar por volta de 30 gramas diariamente, e em duas semanas já conseguem readquirir o peso que nasceram.
  • Troca de menos que seis fraldas molhadas em um período de 24 horas (a partir do quinto dia de vida).
  • Conduta de agitação ou letargia na grande maioria do tempo.
  • Outra característica essencial é se seus seios não se apresentarem mais macios ou vazios depois das mamadas.leite é insuficiente

♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡ ℓεiค τคмвεм ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *