O bebê fica “bêbado” quando chega no leite rico em gordura

A composição do leite materno é determinada de forma natural para fornecer energia e nutrientes necessários e em quantidades apropriadas para o bebê. Contém fatores que conferem proteção contra infecções virais e bacterianas. As reações alérgicas, por exemplo, raramente ocorrem com o seu uso. O conteúdo calórico do leite materno é dado pela composição de lactose, gordura e proteínas.

Fases do leite materno e saciedade do bebê 

O leite materno apresenta uma composição distinta em cada fase de uma única mamada. No começo quando o bebê começa a sucção, ele é bem mais clarinho e aguado, perfeito para saciar a sede do bebê. Já o leite que está em um nível intermediário, ou seja, no meio, contém uma quantidade maior de proteínas para que o crescimento e desenvolvimento do bebê tenha normalidade. Por fim, o leite que fica armazenado no fim da mama é rico em gordura e promove o ganho de peso do bebê.

Como notar que o bebê está saciado e mamou o leite materno rico em gordura? 

Quando o bebê consegue alcançar o leite posterior, ou seja, aquele que fica armazenado no fim da mama e apresenta uma composição rica em gordura, promovendo o ganho de peso da criança, o pequeno fica “bêbado” de leite, a mamada é lenta, e em geral a mãozinha fica mais relaxada e o bracinho mais mole.

O que é o colostro?

O colostro é o primeiro produto de secreção láctica da nutriz (mulher que amamenta) e permite a boa adaptação fisiológica do recém-nascido à vida extra-uterina. É secretado desde o último trimestre de gestação e na primeira semana pós-parto. Tem aspecto de secreção líquida de cor amarelada, perfeito como primeiro alimento  da criança.

Comparado com o leite maduro, tem elevado conteúdo de proteínas e menos carboidratos e gordura; concentrações maiores de sódio, potássio e cloro. O volume secretado nos primeiros 3 dias varia de 40 a 50 mL/dia, mas é suficiente para as necessidades nutricionais nessa idade. Entre 30 e 40 horas após o parto há uma rápida mudança na composição do leite, com o aumento da concentração da lactose e consequente aumento do volume de leite.

O colostro é rico em glóbulos brancos e anticorpos, especialmente IgA, contém maior quantidade de proteína, minerais e vitaminas lipossolúveis (A, E e K) do que leite maduro. A vitamina A, que confere a cor amarelada ao colostro, é importante para a proteção do olho no recém-nascido e para a integridade de superfícies epiteliais.

Leite de transição

A lactação é estabelecida progressivamente e resulta no leite de transição, produzido entre o sétimo e o 14º dia, e no leite maduro, após a segunda semana de lactação. O leite maduro possui dezenas de componentes conhecidos e sua composição varia não apenas entre as mães, como na mesma mãe entre as mamas, em mamadas diferentes e no decurso da mesma mamada.Também foi constatado uma grande variabilidade nos constituintes do leite materno durante a lactação. As variações podem ser de um dia para o outro, diferentes horários de mamada num mesmo dia, e até no decurso de uma única mamada.

Leite maduro

O leite maduro apresenta menor concentração de proteínas, porém é adequado para o crescimento normal do bebê. O excesso de ingestão de proteínas nos primeiros dois anos de vida pode associar-se com maiores índices de massa corpórea e de adiposidade na adolescência e idade adulta. Crianças alimentadas artificialmente com leites ou fórmulas com teores elevados de proteínas têm níveis elevados de ureia e aminoácidos no sangue, e portanto, cargas maiores de soluto renal, situação que possivelmente a longo prazo pode estar associada com doenças circulatórias e renais do adulto.

Composição do leite materno (Água)

O leite materno apresenta 87,5% de água. Então, bebês alimentados com leite materno exclusivo não precisam de água adicional, a não ser que haja perdas excessivas de volumes de água por diarreias ou vômitos ou em caso de ocorrer superaquecimento. Oferecer água regularmente diminui a frequência das mamadas e também dilui os fatores nutricionais e de defesa.

leite

♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡ ℓεiค τคмвεм ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *