O bebê engorda sugando o leite materno do fim da mama

Essa é outra dúvida muito comum. Até poucos anos atrás, a orientação que as mães recebiam quanto a oferta de leite materno para o bebê, era para dar os dois peitos, alternando o peito de início da mamada.

Estudos mostraram que o leite materno é composto basicamente por três fases: a primeira, que constitui um leite mais claro e aparentemente ralo, o chamado leite inicial. Essa fase, no entanto, é muito rica, porque contém as células de defesa, que ajudam a proteger o bebê contra os agentes infecciosos. A segunda fase do leite contém todos os nutrientes essenciais ao bebê. E a terceira fase, mais amarela, é mais rica em gorduras, importantes para o desenvolvimento do bebê e para ajudar a fazer o intestino funcionar bem.

Com a ideia de que as três fases do leite são importantes para o seu filho, a orientação que se dá hoje ás mães é que esgotem o leite de um peito, o que seria suficiente para o bebê.

Isso pode tranquilamente ser feito, desde que o bebê esteja crescendo bem e ganhando peso. Mas, se isso não estiver acontecendo, ou se o seu peito estiver muito cheio a ponto de incomodar, não há nenhum problema em dar os dois peitos.

Entendendo a composição do leite materno

O leite materno apresenta composição diferente em cada fase da mamada. No início ele é mais claro, mais aguado, pois é adequado para matar a sede do bebê. Uma fase intermediária tem mais proteínas, para o crescimento do neonato e, por fim, na terceira fase há predominância de gordura, o que favorece o ganho de peso. Ou seja:

  • O leite do início da mama serve para matar a sede do bebê.
  • O leite do meio da mama serve para o crescimento do bebê.
  • O leite do fim da mama serve para engordar o bebê.Leite materno
Fonte: Dra. Ana Escobar. Boas-vindas, Bebê 1. Do nascimento aos três meses de idade.

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *