O meu bebê está mamando bem, ou somente “engolindo ar”?

Amamentar não é fácil, muitos obstáculos surgem durante o processo de aleitamento materno. Mãe e bebê precisam aprender juntos cada detalhe da amamentação, e isso exige paciência e persistência. O leite materno é extremamente importante para o desenvolvimento e crescimento do bebê, e além disso, o aleitamento promove o vínculo afetivo, e isso é maravilhoso! Mas, e agora, como saber se o seu bebê está mamando bem ou apenas “engolindo ar”?

Amamentar não é instintivo!

Muitas mães acreditam que a amamentação é algo instintivo, que quando o bebê nasce ele já sabe mamar e tudo fluirá muito bem desde o início. É claro que em alguns casos acontece de dar tudo certo desde o princípio, entretanto, na maioria das vezes muitos obstáculos surgem e as dificuldades desmotivam bastante, mas por favor, não desistam de amamentar! Quando você e o seu pequeno conseguirem se ajustar, todo o sofrimento, as dores e empecilhos se transformarão em muito amor.

O bebê está mamando bem? Tem a pega correta?

O início de tudo se dá pela pega correta, para que o bebê esteja mamando bem e a amamentação aconteça naturalmente e da melhor forma possível, é necessário verificar a pega do bebê. Através da pega correta, ou seja, quando a boca do bebê e o peito da mãe fazem um trinco, o pequeno consegue realizar uma sucção perfeita, extrair a quantidade de leite que o satisfaz, inclusive até controlar o quanto de leite ele deseja. A pega é muito importante, até porque quando ela está errada surgem as fissuras e rachaduras mamilares, sendo responsáveis por uma grande porcentagem do desmame precoce.

Orientação profissional

É indispensável quando as dificuldades aparecem que você busque um profissional que possa te orientar quanto ao aleitamento materno e verifique junto com você o que está certo e o que pode melhorar. Quando você notar que as coisas estão fluindo perfeitamente entre você e o seu bebê irá exalar felicidade por perceber o quanto é gratificante alimentar o seu filho não apenas de leite, mas de muito amor.

Como saber se ele está mamando, ou somente engolindo ar?

Muitas vezes o bebê está mamando exclusivamente no peito mas, não está ganhando peso adequadamente. A mãe procura todos os tipos de informações para aumentar a produção de leite materno, entretanto o peso do bebê continua baixo e aí o complemento com leite artificial entra. Porém, antes que as fórmulas sejam a “solução do problema” é imprescindível se atentar para algumas observações importantes:

  •  A primeira observação importante é a pega correta como mencionado acima.
  • A segunda observação é compreender realmente se o seu pequeno está extraindo leite ou apenas “engolindo ar”, e dando a falsa impressão de que está saciado.

Bebê extraindo leite, se nutrindo e sendo saciado: 

 

 

Bebê apenas “engolindo ar”.

 

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *