Preparo das mamas: exercícios de Hoffmann na gravidez são desnecessários

Cada mulher possui mamas com tipos de mamilos diferentes. Os mamilos são de 4 tipos: protuso ou normal, plano, comprido e invertido. Os mamilos normais são encontrados em 92% das mulheres, enquanto os invertidos encontram-se em 0,5% das mulheres.

Protusão dos mamilos

Para a adequada sucção, a característica mais importante dos mamilos é a protratilidade. Para avaliar essa característica (teste da protatilidade), o exame poderá ser feito esticando delicadamente a região areolar e pressionando a aréola de cada lado do mamilo: os mamilos normais se protraem facilmente, enquanto os planos vêm pouco para fora. É comum o diagnóstico de mamilo plano por profissionais pouco treinados, quando na realidade esses mamilos são apenas aparentemente planos, isto é, após alguns dias de sucção, adquirem forma normal.

Os mamilos invertidos dificultam a amamentação

O mamilo invertido não se protrai e, nesses casos, a amamentação pode ficar dificultada. O profissional de saúde poderá orientar a ordenha e a utilização do leite obtido por copinho e, nos casos de mamilo invertido unilateral (apenas em uma mama), amamentação na outra mama. Em alguns casos pode ser observado o mamilo falsamente invertido que se caracteriza pela protrusão (saída do mamilo para fora) após sucção ou quando estimulado.

Chupetando o bico do seio

Em casos de mamilos extremamente longos, a criança às vezes suga apenas o mamilo, podendo levar ao aparecimento de fissuras. Observando essas dificuldades, é necessário auxiliar a mãe com a pega correta de forma que a criança consiga abocanhar uma maior parte da aréola.

Preparar as mamas na gestação para amamentar?

A educação pré-natal para gestantes sobre manejo da lactação pode ser bastante positiva com o objetivo de aumentar a confiança na sua capacidade de amamentar, especialmente para primigestas (gestantes que estão gerando o primeiro filho). No entanto, em relação a exercícios para protrusão de mamilos invertidos ou mamilos não protáteis (como, por exemplo, os exercícios de Hoffmann), revisão apresentada pela Organização Mundial da Saúde revela que vários estudos evidenciaram ausência de benefícios e que essas manobras são desnecessárias como rotina.

O preparo pré-natal para a amamentação deve incluir, além de informações sobre o leite materno e suas vantagens, exame das mamas e mamilos, esclarecimentos sobre dúvidas, ansiedades e orientações específicas. Não é recomendado o uso de sabonetes nem métodos de fricção (tecido atoalhado ou de qualquer outro tipo) pela predisposição à irritação da pele, podendo interferir na função das células de Montgomery na limpeza e lubrificação da aréola e mamilos. Contraindica-se, ainda, o uso de álcool, tintura de benjoim e outros agentes para secagem dos mamilos.

Exposição dos mamilos ao ar e sol

A experiência clínica evidencia que a exposição dos mamilos ao ar e sol (dez minutos antes das 10 horas ou após as 16 horas) é benéfica e que o uso de cremes não deverá se indicado, pois poderão tornar a pele dos mamilos extremamente fina, facilitando o aparecimento de fissuras.

Preparo das mamas

Fonte: REGO, José Dias. Aleitamento Materno – “Problemas Precoces e Tardios das Mamas: Prevenção, Diagnóstico e Tratamento”. 3ª edição. São Paulo. Editora Atheneu, 2015. 

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *