Mingau feito com leite materno é saudável para o bebê

O leite materno é a melhor escolha para todos os bebês, principalmente, recém-nascidos. É composto por ingredientes ricos em vitaminas, que permite o pequeno ter uma nova vida saudável. Além de ser considerado um alimento exclusivo e indispensável, apresenta benefícios, únicos para mãe e bebê, a condição do desenvolvimento e do sistema imunológico. No fim desse post, vocês irão aprender a preparar um mingau feito com leite materno para o seu príncipe ou princesa. Mas, agora entenda os benefícios do aleitamento materno.

O leite materno está sempre sofrendo mudanças as quais se adaptam às necessidades de um neném em desenvolvimento. O seu conteúdo modifica-se ao decorrer do dia e ao longo dos meses.

Desde o princípio, é completo para o seu bebê. O seu leite passa por três fases principais: Colostro, Leite de transição e Leite maduro.

Colostro

Nos primeiros dias pós-parto, a mulher produz um leite especial de aparência espessa, pegajosa e amarelada. Embora seja produzido em quantidades muito pequenas, é exato para alimentar o recém-nascido, sem ser necessário qualquer complemento.

Este leite especial é denominado colostro e agrupa amplas quantidades de anticorpos e fatores de crescimento. Avigora o desenvolvimento do trato gastrointestinal do bebê e os seus agentes anti-infecciosos agem como uma primeira imunização, ou seja, o colostro é considerado a primeira vacina que o bebê toma.

O colostro tem um efeito laxante que auxilia o bebê a eliminar o mecônio (as primeiras fezes) e a precaver a icterícia neonatal graças à eliminação de bilirrubina do intestino.

Leite de Transição

Nas próximas duas semanas, a produção de leite aumenta e o seu aspecto e composição modificam-se. Reduz o teor de imunoglobulinas e proteínas, entretanto, por outro lado, aumenta o de gordura e açúcares. Nesta fase, pode sentir o peito cheio, firme e pesado. Este ingurgitamento normal da mama da mãe, por vezes, chamado de “descida” do leite, pode ser abrandado com mamadas constantes.

Leite Maduro

O leite maduro parece menos espesso e mais aguado que o leite de vaca, o que por vezes pode ser confuso. Contudo, apresenta todos os nutrientes indispensáveis ao crescimento saudável do neném. O mesmo altera durante uma única mamada de modo a conseguir saciar completamente as necessidades da criança.

O leite que flui no início da amamentação é baixo em gordura e rico em lactose, açúcares, proteínas, vitaminas, minerais e água. À medida que a mamada prossegue, o leite vai transformando e incide mais gorduras e menos açúcares.

Qual a composição do leite materno?

Se imaginarmos os alimentos que comemos, nos deparamos com 3 componentes fundamentais:

  • Proteínas;
  • Gorduras;
  • Hidratos de carbono;

Como a nossa comida, há ainda outros elementos.

Todos os leites de mamífero integram estes componentes básicos, só que em contagens distintas. Por exemplo, o leite de baleia é muito rico em gordura, mas baixo em hidratos de carbono, enquanto o leite de vaca tem mais proteínas e menos hidratos de carbono que o leite humano. Isto comprova que o leite humano é idealizado para bebês humanos, com a quantidade adequada de todas as substâncias.

Muitos componentes do leite materno têm acrescentamentos imunológicos singulares que auxiliam a resguardar o recém-nascido de quaisquer doenças e complicações futuras. Os anticorpos da mãe são transferidos para o bebê e oferecem-lhe uma proteção suplementar que somente o leite materno pode produzir. Por isso, quando a introdução alimentar também conta com o leite materno, como o mingau feito com leite materno para o bebê que vamos ensinar agora, a saúde do pequeno permanece impecável.

Mingau feito com leite materno

Assim, pode-se afirmar que o leite materno é o melhor alimento para o seu bebê. Agora, conheça uma receitinha especial de mingau feito com leite materno para deixar o seu pequeno ainda mais saudável.

Receita: Mingau feito com leite materno de cereais

Ingredientes:

– 1 Colher de sopa rasa de arroz integral triturado no processador ou de farinha de arroz;
– 1 Colher de sopa rasa de farinha de aveia;
– 20 a 30 ml de leite materno.

Modo de preparo:

1- Cozinhar o arroz só com água até ficar bem molinho e quase seco;

2- Misturar a aveia e mexer até ficar bem grosso, desligar o fogo e deixar esfriar um pouco;

3- Misturar o leite materno até obter a consistência desejada e servir.

Observações:

O leite materno somente deve ser misturado no horário de servir a papinha e com o fogo desligado.

Dica: Triture uma grande porção de arroz no processador e guarde em uma vasilha bem tampada para utilizar nas papinhas do bebê.

mingau feito com leite materno

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *