A pega correta é a chave do sucesso para a amamentação

A eficiência da mamada e a possibilidade de aparecimento (ou não) de lesões tipo fissuras dependem de a pega estar correta. Vamos às dicas:

Boca bem aberta

O bebê deve abocanhar o seio com a boquinha bem aberta. É o que popularmente se chama de boquinha de peixe. Para que isso aconteça mais facilmente, molhe com o próprio leite o bico do seio imediatamente antes da mamada. Certifique-se de que boa parte da aréola (parte mais escura do seio) está dentro da boca do bebê, e não apenas o mamilo. Isso permite que o bebê sugue o seio, e não o mamilo.

Queixo encostando no seio

Isso é importante, pois os movimentos de sucção pressionam suavemente o peito, facilitando a ejeção do leite. Verifique que os lábios do bebê estejam virados para fora.

Nariz

O nariz não encosta no seio, permitindo que o bebê respire livremente.

Quando a pega está correta, nada dói. Amamentar deve ser um ato de prazer, e não de dor. Se houver algum tipo de lesão no seu seio, converse com o pediatra e reveja a técnica da pega do seu filho.

Para retirar o bebê do seio, coloque o seu dedo mínimo na boquinha dele. Quando ele trocar o mamilo pelo dedo, é o momento de retirar o mamilo da boca. Essa manobra simples também ajuda a não machucar o seio.

Pega correta

Passo a passo da pega correta

No momento da amamentação, use roupas confortáveis. Sente-se com a coluna ereta e os pés apoiados em um banco. A barriga do bebê deve estar voltada à barriga da mãe. Deixe o corpo e a cabeça do pequeno bem apoiados, e o pescoço levemente estendido para promover a pega. Apoie bem o bumbum do neném. Coloque a cabeça da criança na mesma altura da mama, e o nariz no mesmo nível do mamilo. Segure o seio com os dedos em forma de “C”, este método é utilizado para direcionar a pega de forma correta. Passe o mamilo entre o nariz e o lábio superior do bebê, pois assim estará o estimulando a abrir bem a boca. Quando notar que a boca da criança está bem aberta e a língua abaixada, movimente-o em direção à mama para que ele abocanhe grande parte da aréola.

Verifique se a pega está correta:

  • É possível ver mais aréola abaixo do lábio inferior do que acima do lábio superior;
  • O lábio inferior do bebê está virado para fora;
  • A cabeça está bem amparada;
  • Você não sente dor;
  • Você ouve o bebê deglutindo o leite depois de sugar a mama;
  • O seio não está interrompendo a respiração do bebê;
  • O queixo está encostado na mama.

Pega correta

♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡ ℓεiค τคмвεм ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

16 Comments on A pega correta é a chave do sucesso para a amamentação

  1. Debora
    Maio 11, 2016 at 12:09 am (2 anos ago)

    Meu seio é cheio de carocinho. Me falaram que era verrugas. Tem como amamentar sem ter problemas?

  2. lorena
    Maio 11, 2016 at 12:37 pm (2 anos ago)

    Bom dia Débora!

    Geralmente “verrugas” são causadas pela transmissão do vírus HPV. Por isso, recomendo que procure um médico para que ele analise e veja se realmente são verrugas presentes em suas mamas ou não. Se for, para que essa transmissão do vírus ocorra para o bebê, é necessário o contato pele a pele e algum tipo de ferida para que o vírus penetre na pele. Assim, se os seus seios não apresentarem lesões pelo vírus do HPV na gravidez e pós parto não existe risco de transmissão durante o aleitamento materno.

    Grande beijo, e continue acompanhando o blog! :*

  3. Cleide
    Maio 19, 2016 at 4:06 pm (2 anos ago)

    Tenho HPV, e meus seios racharam e até sangraram um pouquinho.
    Qro saber se qnd eu amamentar vou transmitir pr minha filha 😯😯😯

  4. Viviane
    Maio 19, 2016 at 6:18 pm (2 anos ago)

    Lorena, no meu caso minha bebê tem 39 dias, e ela pega errado, não consigo arrumar a pega dela porque ela não abre a boca o suficiente abre bem pouquinho e se eu tento arrumar ela fica muito nervosa e acaba sugando muito forte. Tento arrumar durante a mamada mas não consigo meu bico do seio dói muito, não sei mais o que fazer!

  5. lorena
    Maio 23, 2016 at 12:48 pm (1 ano ago)

    Olá querida!

    Se a sua pequena pega errado, essa pega precisa ser corrigida. Pois, a pega errada faz com que você sinta dor, como está sentindo. Amamentar não dói, e deve ser um momento prazeroso tanto para você, quanto para a sua bebê. Então, para que isso aconteça mais facilmente, molhe com o próprio leite o bico do seio imediatamente antes da mamada, ou passe o bico do seio entre o lábio superior e o narizinho dela, pois assim você estará estimulando ela a abrir mais a boquinha! Mesmo que ela fique nervosa, insista, pois chegará o momento em que ela se acostumará com a nova pega. Qualquer dúvida, estou por aqui! E super obrigada por seu comentário. Grande beijo, Lorena.

  6. lorena
    Maio 23, 2016 at 1:01 pm (1 ano ago)

    Olá querida!

    Quanto à amamentação, não se preocupe: o HPV não passa pelo leite materno.

    Beijo grande e continue acompanhando o blog! <3

    Lorena

  7. Priscila
    junho 14, 2016 at 11:43 pm (1 ano ago)

    Lorena no meu caso meu be e vai fazer 3 meses e mama utilizando o bico de silicone… no começo não sentia nada porém agora está ferindo… to tentando tirar o bico porém ele não abre a boca e mama so no meu bico sem pegar a aureola… pois com o bico de silicone ele tbm pega só o bico sem abrir muito a boca… como vou conseguir ensinar ele? Só insistindo muito? Obrigada. Bjos

  8. Roberta
    junho 15, 2016 at 9:39 pm (1 ano ago)

    Ola Lorena minha bebe tem 3 meses e estou sentindo meu leite secar , meus seios não enche como antes , eu e meu marido estamos dando nestrogeno 1 para ela , esta sendo difícil mais quando esta com fome pega , não passei ainda pelo pediatra dela estou na duvida Se continuo dando ou não , ainda estou encentivando a mamada no peito.

  9. lorena
    junho 18, 2016 at 2:00 pm (1 ano ago)

    Bom dia Priscila!

    Primeiramente, muito obrigada pelo seu comentário! <3

    Bom, o bico de silicone não é indicado pois, provoca a confusão de bicos e para retirá-lo é sempre um problema. Mas, insistir na amamentação é o caminho. Você deverá retirar o bico de silicone, e comprar uma pomada a base de lanolina (eu indico da marca Lansinoh) e passar antes e após cada mamada. Não tem problema nenhum o bebê mamar sem retirar a pomada do seio, ela ira auxiliar na cicatrização do mamilo. Além disso, todos os dias, por 20 minutos aproximadamente, passe um pouquinho de leite materno nos ferimentos do mamilo e deixe-o exposto ao sol. Para ele abrir a boquinha, estimule a abertura com o próprio mamilo, passe o mamilo entre o lábio superior e o narizinho dele, porque assim ela tentará abrir mais. Ele não pode pegar apenas o mamilo e sim juntamente a ele uma boa parte da aréola, porque assim está pegando corretamente, e não irá ferir o seu seio. Assista ao vídeo, vai devagarzinho Pri, muita paciência! Vai dar tudo certo! Qualquer coisa estou por aqui, esperando as suas dúvidas!

    Grande beijo,

    Lorena

  10. lorena
    junho 18, 2016 at 2:11 pm (1 ano ago)

    Olá Rô!

    O melhor para estimular a produção de leite é a própria sucção do bebê e o esvaziamento da mama. Ou seja, quanto mais o seu bebê mamar e você conseguir esvaziar a mama melhor. Aproximadamente 80% da produção de leite é fabricada durante a mamada, por esse motivo, coloque o seu bebê para mamar e esvazie bem aquela mama para depois oferecer a outra mama. Ingerir muito líquido durante o dia também ajuda e muito, mas fique calma que a partir do segundo mês a produção de leite materno realmente cai, e o seu corpo passa a produzir o suficiente para o seu pequeno, nem mais e nem menos. A quantidade excessiva no primeiro mês é pelo seu corpo ainda estar se adaptando, não se preocupe. O que também estimula bastante a produção de leite é a pega correta, leia o post e assista ao vídeo quantas vezes for necessário. A complementação não é indicada até os 6 meses de idade, o pediatra geralmente prescreve essa complementação caso o seu bebê não esteja crescendo e ganhando peso. Mas, não desista, eu sei que não é fácil, mas com um pouquinho de paciência tudo se ajeita!

    Qualquer coisa estou por aqui, pronta para responder suas dúvidas! <3

    Grande beijo,

    Lorena

  11. Priscila
    junho 23, 2016 at 9:12 am (1 ano ago)

    Bom dia Lorena..

    To tentando tirar o bico de silicone conforme me explicou no post acima… ai no meio da mamada eu tiro o bico e ele continua..

    To percebendo que meu peito não enche muito, tem dois dias que tenho que dar complemento pra ele… bebo bastante água e to comendo canjica que dizem que ajuda na produção te de leite…

    Posso fazer ou tomar alguma coisa que me ajuda a ter bastante leite?

    Obrigada… Bjos 😉

  12. lorena
    junho 24, 2016 at 2:53 pm (1 ano ago)

    Bom dia minha querida!

    Que bom que você está seguindo as orientações para tirar o bico de silicone! <3 A partir do segundo mês do bebê, o seio realmente não enche tanto quanto no primeiro mês, isso porque o seu corpo ainda não tem "conhecimento" da demanda do seu bebê. Já a partir do segundo mês, o seu organismo ajusta a produção de leite as necessidades nutricionais do seu bebê, ou seja, você irá produzir a quantidade suficiente para suprir a fome do pequeno, nem mais e nem mesmo, mas a quantidade exata, não é lindo? Mas, caso a produção não esteja atingindo o objetivo principal que é saciar a fome do bebê e promover o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê incluindo o ganho normal de peso, existem sim algumas dicas para aumentar a produção de leite.

    Para aumentar a produção de leite materno, você sempre deve observar a pega correta do bebê, melhorar a alimentação (alimentação saudável), o consumo de água e amamentar o bebê a noite (período em que há maior secreção de prolactina). Existem outras dicas bem legais nesse post: http://blogdalo.com.br/aumentar-a-producao-de-leite-materno/ te oriento ler e ficar por dentro de muitas informações legais!

    Grande beijo Pri, qualquer coisa estou por aqui! Não hesite em perguntar <3

    Lorena

  13. Hellen
    Janeiro 6, 2017 at 7:03 pm (11 meses ago)

    Ola estou gravida de 5meses e ja tive outro filho,mas ele nao mamou e agora estou com um pouco de medo porque quase nao tenho bico nos seios o que eu faço

  14. lorena
    Janeiro 8, 2017 at 6:03 pm (11 meses ago)

    Olá Hellen! Você pode amamentar independente do seu tipo de bico. Ás vezes, quando o bico é invertido ou plano pode ser um pouquinho mais difícil, mas não é impossível. Na verdade, o bebê precisa abocanhar não só o mamilo, mas também, boa parte da aréola, e com a promoção da pega correta ele conseguirá extrair o leite necessário para saciar a sua fome. Não se preocupe, vai dar tudo certo! Leia os artigos do blog, conhecimento é fundamental para o sucesso na amamentação. E qualquer dúvida que tiver, estou a disposição!

    Estou também na fanpage: https://www.facebook.com/blogdalo

    Grande beijo,

    Lorena

  15. Crislaine
    Fevereiro 13, 2017 at 2:44 pm (9 meses ago)

    Estou grávida de 29sem o que posso ir fazendo para evitar que o bico do seio não machuque nas primeiras mamadas

  16. lorena
    Fevereiro 15, 2017 at 3:25 pm (9 meses ago)

    Boa tarde Crislanine!

    Durante a gravidez, você não precisa fazer absolutamente nada para promover o sucesso da amamentação. O importante é se munir de informações durante a gestação e logo que o bebê nascer, ensiná-lo a realizar a pega correta, ou seja, faze-lo abocanhar juntamente ao mamilo uma boa parte da aréola. Assim, ele conseguirá extrair leite para suprir suas necessidades nutricionais e o seu mamilo não irá se ferir. Além disso, é necessário oferecer o peito em livre demanda (sempre que o bebê quiser, a hora que ele quiser).

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *