O melhor alimento para o prematuro é o leite materno

O bebê nasceu prematuro! O que fazer? Como amamentar? Ainda vou ter leite quando o bebê puder mamar no peito? Como começar?

Leite do prematuro

O leite do pré-termo tem uma composição diferente dos outros, pois é elaborada de maneira especial para as necessidades específicas de um prematuro. Possui grande conteúdo de proteínas, gorduras, calorias, vitaminas lipossolúveis, lactoferrina e vitamina A, porém é mais pobre em vitamina C e lactose. É a inteligência do corpo humano.

Para um bebê prematuro o alimento de escolha é com certeza o leite de sua própria mãe, pois este leite contém maior concentração de nitrogênio, proteínas com função imunológica, lipídios totais, ácidos graxos de cadeia média, vitaminas A, D e E, cálcio, sódio e energia do que o leite da mamãe de um recém-nascido à termo.

Como amamentar nessas circunstâncias?

Mesmo que o bebê não permaneça ao seu lado no quarto da maternidade, e não tenha expectativas de explorar o seio tão cedo, é necessário refletir logo no início sobre a amamentação, que vai ser indispensável para que ele tenha um desenvolvimento saudável e esteja resguardado de doenças infecciosas.

O principal passo é ordenhar o colostro, aquele primeiro líquido de coloração meio transparente e viscoso que sai do seio. O recomendado é que isso seja realizado durante as primeiras 24 horas após o nascimento do bebê. A ordenha pode ser efetivada de maneira prática com as mãos (solicite orientação profissional) ou através de uma bombinha, seja ela manual ou elétrica. Não tenha receio de procurar auxílio. Pode ser que você só compreenda a maneira correta do movimento observando alguém fazer.

ordenha manual

Realize a extração do leite com uma assiduidade aproximada de 3/3 horas, o que resultará em 6 a 8 vezes por dia. No início, não é ejetada grande quantidade de leite, mas isso não é motivo para desistir. Pensar no seu bebê no momento da exaustão pode ajudar no aumento da produção.

Busque não ficar mais de 6 horas sem extrair leite, existe risco de ele empedrar. Quando perceber que suas mamas estão ingurgitadas (cheias), efetive a ordenha. Quanto mais regulares forem as ordenhas, maior será a produção.

Você notará que depressa estará expert na extração e frequentará sempre o lactário ou banco de leite do hospital. Lembre-se de ingerir muito líquido (principalmente água), atingindo no mínimo 2 litros por dia.

Ao longo dos dias, à medida em que os reflexos correspondentes de sucção e de ingestão são desenvolvidos, o bebê fica capaz a manter-se por via oral. Nesse momento, compete à equipe da UTI Neonatal analisar a probabilidade de a amamentação ter início.

Mas um fato é certo: desde o nascimento do bebê, realize imprescindivelmente a ordenha, pois, a frequência em que a ordenha é efetivada contribui para o aumento da produção de leite.

extração de leite

Amamentando o prematuro

Amamentar pode não ser tão fácil, principalmente quando este ato se diz respeito a um bebê prematuro. Mas, é importante ressaltar que é extremamente possível amamentar seu filho, mesmo que ele tenha nascido antes da hora! Além do mais, os prematuros são os que mais se favorecem com o leite materno, pois ajuda a protegê-los contra infecções.

Quão mais prematuro for o bebê, maior a sua chance de conseguir ter leite logo no início, para nutrir de maneira saudável as necessidades que ele irá desenvolver ao longo do tempo. Isso já é confiado, assim, não se culpe, pois neste caso os únicos culpados são os hormônios. Para a maior parte desses pequenos, mamar no peito da mãe é uma prática vagarosa e gradual: tudo parte da idade gestacional com que ele nasceu, do tamanho e de sua condição de saúde.

prematuro

Referência Bibliográfica: 
  • MARIANO, Grasielly – “Socorro, eu não sei amamentar!”. 2ª edição – Nova Odessa: Napoleão; Jefte, 2012. 128 p.

2 Comments on O melhor alimento para o prematuro é o leite materno

  1. Cristiane
    junho 29, 2016 at 2:26 am (1 ano ago)

    Olá minha filha nasceu de 35 semanas passou 5 dias na neo e agora está em casa, ela não pega o peito de jeito nenhum é uma luta toda vez é aso agora meu peito está produzindo um pouco de leite , não sei oq fazer isso me deixa muito triste gostaria muito de amamentar minha filha . Tbm não sei se estou dando o peito corretamente … Me ajude pfv

  2. lorena
    junho 30, 2016 at 9:32 pm (1 ano ago)

    Boa noite Cris!

    Primeiramente, muita calma viu? Eu sei que não é fácil, pois muitas coisas estão acontecendo entre vocês, agora surge uma nova vida, novos desafios, e o que eu tenho pra te dizer é que vai dar tudo certo viu?

    Bom, primeiramente pode ser que a pega não esteja correta, para se certificar se a pega está correta ou não, te sugiro a ler e ver o vídeo deste artigo: http://blogdalo.com.br/pega-correta/ tenho certeza que irá te ajudar muito!

    Outras dicas são:

    – Tente oferecer o peito quando o bebê estiver dormindo ou adormecendo. Muitas crianças que recusam a amamentação quando acordadas mamam sem problemas se estiverem dormindo;
    – Experimente mudar de posição para amamentar;
    – Movimente-se ao amamentar. Alguns bebês gostam mais de se alimentar com algum balanço (leve) do que completamente parados;
    – Encontre um lugar tranquilo para dar de mamar;
    – Cultive o contato físico com o bebê (tente amamentar sem a blusa, por exemplo). Carregue o bebê dentro de uma faixa de pano (sling) no seu colo ou no canguru, para que ele possa estar bem pertinho de você entre as mamadas;
    – Antes de oferecer o peito, passe um pouquinho de leite no mamilo.

    É fundamental manter a amamentação. Não desista, qualquer dúvida, estarei por aqui!

    Grande beijo,

    Lorena

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *