Amamentar na primeira hora de vida: diminui risco de morte e fortalece a imunidade do bebê

A amamentação na primeira hora de vida é extremamente importante para a saúde do bebê pois, ela diminui os riscos de mortalidade e oferece anticorpos para que o pequeno viva intensamente os primeiros dias de sua vida. Nesse instante, as mamães também estão mais dispostas a estreitar a relação com o bebê, favorecendo o vínculo afetivo. Por isso, é essencial o processo de aleitamento materno ser iniciado nesse momento.

Casinha: barriga da mamãe!

A barriga da mamãe para a criança foi o seu ambiente protetor. Lá, ele encontrou tudo o que precisava durante os 9 meses, principalmente temperatura ideal, proteção, amor e muito carinho. Por esse motivo, a vida extrauterina se torna um desafio, afinal os acontecimentos serão bem diferentes daqueles que ocorriam dentro da barriguinha.

Amamentar na primeira hora de vida 

Quando o bebê suga o seio é liberado ocitocina. Este hormônio tem o objetivo de promover as contrações uterinas e estimular os dutos das mamas a liberar o colostro. O colostro é a primeira secreção que sai do peito da mãe, e é considerado a primeira vacina do bebê, pois transfere imunidade ao pequeno.

Após a avaliação do bebê, ou seja, quando o pediatra verifica que está tudo bem com os seus sinais vitais, o bebê deve imprescindivelmente ser colocado ao seio da mãe, se está tudo bem não existe motivos para deixá-lo em outro ambiente que não seja sugando o peito da mamãe. A busca ao seio materno é instintivo, ele irá procurar por até 15 minutos o seio materno. Quando ele encontra o bico, o processo de sucção começa. É importante ressaltar que para o bebê realizar uma pega correta ele não deve apenas sugar o bico do seio mas também a aréola.

Busca e sucção do seio materno

Esse primeiro contanto realmente é importante para acontecer essa primeira busca e sucção do seio, pois após a primeira hora de vida, o recém-nascido tem o hábito de dormir e ficar mais preguiçoso, pelo fato de ter feito esforço para nascer e consequentemente para se acostumar com esse “outro ambiente” que ele passará toda a sua vida. Então, caso a avaliação pelo pediatra seja positiva, ou seja, todas as observações como frequência cardíaca, saturação, e movimentação estejam ideais para o recém-nascido, o bebê deve ser colocado junto a mãe para mamar.

Vantagens da amamentação na primeira hora de vida 

  • Antecipa a primeira imunização;
  • A sucção libera hormônio que contrai o útero e evita hemorragia;
  • Reforça o vínculo afetivo entre mãe e filho.

O primeiro banho

O primeiro banho normalmente acontece 6 horas após o nascimento do bebê, porém isso depende do protocolo de cada hospital. Essa pequena demora acontece porque nesse intervalo de tempo a pele já beneficiou do vérnix – material gorduroso que protege a pele do bebê impermeabilizando e fazendo uma barreira contra ações bacterianas. Após o nascimento ele continua proporcionando proteção ao bebê.

Primeira hora de vida

Créditos da foto: @monetnicolebirths

♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡ ℓεiค τคмвεм ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *