Reflexo de sucção: o bebê amamenta no seu primeiro minuto de vida

Desenvolvido ainda no útero, após a 35ª semana de gravidez, também está presente ao nascimento e por volta dos quatro meses começa a tornar-se voluntário. É uma continuidade do reflexo de sucção. O bebê já amamenta no seu primeiro minuto de vida, após colocar o bico do seio da mãe na sua boquinha, o contato com a porção anterior da língua, promove uma ação de movimentos rítmicos de sucção. Neste momento, o bebê prepara para realizar a ingestão do leite materno e, obviamente, saciar suas necessidades nutricionais. Este movimento de sucção já abrange outros movimentos coordenados em que interferem a língua e os lábios. Todo recém-nascido que vem ao mundo dentro do momento determinado possuem o reflexo de sucção, e sua ausência sugere prematuridade evidente.

Importância do reflexo de sucção

O reflexo de sucção é essencial para o sucesso da amamentação, sem ele o bebê não consegue mamar no peito, em algumas circunstâncias a criança busca o mamilo mas permanece constantemente com a boquinha aberta, como se ambicionasse a realização da pega no seio da mãe, porém não sabe como, por esse motivo é necessário buscar o auxílio de profissionais especialistas em amamentação que lhe ajudará a estimular estes movimentos orais no pequeno.

Estes episódios são mais corriqueiros em bebês que nasceram prematuros, entretanto também pode acontecer com bebês que nasceram no período certo.  A mãe que passa por esta dificuldade sofre bastante e constantemente se sente abandonada pelo bebê, como se ele não tivesse “anseio” do leite materno. Antes que piore é imprescindível ir atrás de ajuda profissional. Cada segundo é valioso pois, o estado emocional da mãe se agrava ligeiramente. Para muitas mães a angústia é intolerável.

O reflexo de sucção geralmente é imediato ao nascimento do bebê. Assim, atualmente compreendemos que a orientação do Ministério da Saúde é de posicionar o bebê no seio da mãe no primeiro minuto de seu nascimento, porque desta maneira é possível observar que ele em seguida abre a boquinha e busca instintivamente o bico do peito da mãe e já principia a tentativa de sucção. É maravilhoso! E este estímulo no seio da mãe é muito válido para a ejeção do colostro e mais adiante do leite materno.

Reflexo de sucção

♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡ ℓεiค τคмвεм ♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *