Técnica Shake: estimula o fluxo de leite e contribui para a ordenha manual

Quando as mamas estão muitos cheias e os seios aparentemente ingurgitados, uma das dicas mais comuns que se dá para a mãe que amamenta é realizar a massagem  em sentido circular, da aréola à base da mama, para desempedrar o leite e promover uma boa pega e sucção para o bebê. Mas, algumas mulheres têm uma sensibilidade maior nas mamas, e muitas vezes não conseguem de início efetivar uma massagem eficaz para a condução da ordenha manual, por exemplo, por sentirem muita dor. Por isso, hoje vamos falar de uma técnica simples (técnica shake), que na maioria das vezes consegue auxiliar a massagem e proporcionar um ótimo efeito, conduzindo o fluxo de leite, além de aliviar a dor e o inchaço.

Técnica Shake: sacudindo os seios

Sabemos que quando as mamas estão muito cheias e a aréola endurecida e esticada, o bebê não consegue fazer uma boa pega e consequentemente não terá uma extração de leite eficaz e uma mamada satisfatória. Então, para que possamos solucionar esses problemas, é necessário realizar a ordenha manual. Entretanto, como as mamas estão doloridas, avermelhadas e inchadas, é preciso massageá-las antes de iniciar a ordenha, até porque desta forma a mãe também conseguirá fazer um procedimento manual mais preciso.

Contudo, existem mulheres que sentem uma dor imensa ao iniciar o processo pela massagem. Todavia, anteriormente a massagem, pode-se efetivar uma técnica simples e muito legal que irá favorecer a condução do fluxo de leite, que é denominada técnica shake.

A técnica shake nada mais é do que o movimento de sacudir os seios antes de iniciar a ordenha, isso mesmo! Você mamãe, deve inclinar o tronco para frente e sacudir os ombros como se estivesse “dançando lambada”, ou com a palma da mão balançar a mama ( da base para o ápice) com uma intensidade maior afim de “chacoalhar” o leite retido.

Quando a mamãe usa a técnica shake antes de fazer a ordenha manual ou ainda sim sente necessidade de massagear o seio, a mama fica menos sensível e várias vezes, apenas com essa técnica, o leite instantaneamente começa a pingar e você pode realizar a ordenha tranquilamente.

Estimulando o fluxo de leite 

A técnica shake é importante porque estimula o leite a fluir, mas massagear a região mamilo-areolar com a ponta dos dedos (indicador e médio), fazendo movimentos circulares e intensificando os pontos mais dolorosos, também é importante. Ambas são favoráveis ao estímulo da ejeção de leite materno, e contribuem positivamente para solucionar o ingurgitamento mamário. O shake pode ser feito antes de cada mamada, com aproximadamente um minuto, você já começa a ver o seu leite a pingar.

Ordenhar o leite

Quando falamos de ordenha não é direcionando apenas para a estocagem e o armazenamento de leite materno em relação à volta ao trabalho, por exemplo. Ordenhar o leite também está diretamente relacionado com o conforto das mamas, para alívio da dor e inchaço dos seios. Ou seja, quando a mamãe apresentar quaisquer problemas comuns na lactação: ingurgitamento, bloqueio de ductos, fissuras, etc. Além, de facilitar a pega da criança quando o seio está muito cheio e a aréola endurecida, e manter a produção de leite quando o bebê não está sugando ou aumentar a produção.

Esse vídeo mostra exatamente como se deve fazer o shake das mamas, espero que gostem!

Técnica Shake
Referência Bibliográfica: 
  • SAYURI, Vanessa Nagaishi. Ordenha, armazenamento e utilização do leite materno. Agosto/2015.
  • Vídeo: Ana Garbulho. Canal Youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=k9KqkVd6Iqw) 

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *