Terceiro trimestre: última fase da gravidez

O terceiro trimestre da gravidez marca a última fase da gestação, que começa na semana de número 25 e termina no momento do parto.

Embora todos os sintomas relativos à gravidez possam acompanhar todo o período gestacional, perto das 40 semanas de gestação os sintomas de desconforto mais comuns são os citados a seguir:

Cãibras

Surgem, sobretudo, no período da noite. A solução é alongar as pernas antes de se deitar, embora existam medicamentos com magnésio indicados para aliviar o incômodo.

Inchaço

Sintoma mais comum no final da gravidez e é notado, especialmente, nas pernas, mãos e pés. Mantenha as pernas elevadas quando estiver deitada ou sentada, isso alivia o desconforto, e fique atenta à pressão arterial.

Varizes

Surgem pelo aumento do volume do sangue em circulação e devido ao aumento de peso. Evite estar muito tempo com as pernas cruzadas, sentada ou em pé. Use meias de média compressão para ajudar a melhorar a circulação.

Azia

Acontece quando a pressão da barriga sobre o estômago faz com que o ácido gástrico suba para o esôfago com maior facilidade. Para evitar que isso aconteça, coma pouco de cada vez e muitas vezes ao dia e evite deitar logo após as refeições.

Dores nas costas

Causada pelo aumento do peso da barriga. Usar calçados com um boa base de apoio ajuda a aliviar o sintoma, assim como evitar levantar objetos pesados.

Insônia

A sonolência inicial pode dar lugar à insônia, principalmente devido à dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir. Por isso, para contornar o problema, procure relaxar, tome uma bebida quente ao deitar e use almofadas para apoiar as costas e a barriga.

Terceiro trimestre da gravidez

Faça seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios devem ser marcados *

Comment *